Qual a relevância da conscientização de usuários para a Segurança da Informação?

No início, os problemas de Segurança da Informação se baseavam, em sua maioria, em vírus e pichações nas páginas da Internet. Já atualmente, entretanto, a introdução de tecnologias como IoT, por exemplo, apesar de terem trazido mais velocidade e eficiência para os negócios, também ampliaram a superfície de ataque, aumentando, consequentemente, o êxito dos ataques cibernéticos.

Uma estimativa da Cybersecurity Ventures – consultoria internacional na área de Segurança da Informação – demonstra que os crimes cometidos por invasores virtuais causaram um prejuízo de US$ 5 bilhões para as empresas em 2016. E, além disso, a entidade prevê que esse custo subirá para US$ 6 trilhões até 2021.

Isso porque os cibercriminosos estão cada vez mais sofisticados. Ao invés de se exporem atacando diretamente as redes das organizações, em que sabem que existem muitos mecanismos de proteção e detecção implementados, atacam o elo mais fraco da cadeia, o usuário.

Atualmente, estamos vendo muitas empresas estão sendo invadidas por ataques simples e nada sofisticados. Os cibercriminosos tem utilizado técnicas de engenharia social, por exemplo, para persuadir as pessoas e conseguirem acesso às redes ou às informações. Ataques que poderiam ser totalmente evitados caso os usuários tivessem sido conscientizados.

A Contego Security oferece esse serviço levando a conscientização em Segurança da Informação para os usuários, visando gerar mudança no comportamento de todos e por isso é vista como uma ferramenta com grande potencial para beneficiar as organizações.

Acima estão algumas imagens do nosso último treinamento, no mês 08/22.

Por que sua empresa precisa investir em Campanhas de Conscientização de Segurança da Informação?

Esse ainda é um assunto novo para muitos e o investimento em conscientização e treinamento para todos os níveis da organização, é, ainda hoje, uma das melhores e mais efetivas práticas de gestão de Segurança da Informação.

Todos os guias de boas práticas de gestão de SI apontam para a necessidade de envolver os usuários no processo de segurança. E, por isso, assim como Firewall, Antispam e Antivírus, a conscientização em Segurança é parte essencial em qualquer processo de Segurança da Informação.

Funcionários conscientes da importância dos dados e informações, com os quais trabalham, e de seu papel na proteção desses ativos, redobram seus níveis de atenção e proteção.

Isso faz com que seja diminuído o sucesso dos ataques que poderiam vazar dados da empresa, dos colaboradores e até mesmo dos clientes, debilitando a imagem da empresa.

Portanto, os membros da organização ficarão mais atentos a ataques e dispostos a participar de treinamentos à medida que forem se conscientizando da importância do papel que desempenham dentro da empresa. Podendo, inclusive, propor novas medidas de segurança, deixando de ser apenas um usuário conscientizado, e passando a ser um usuário participativo.

O que para as empresas é extremamente valioso, considerando que, hoje em dia, os funcionários são vistos pelos intrusos como potenciais alvos. E, por isso, as empresas devem enxergar seus membros como soldados, e usá-los como uma extensão dos mecanismos de detecção e resposta.

De acordo com uma pesquisa sobre cibercrime elaborada pela PwC em 2014, companhias que não investiram em conscientização para a Segurança da Informação, tiveram um prejuízo anual de US$ 683 mil como resultado de ataques cibernéticos, enquanto as companhias que investiram em conscientização e treinamentos desse tipo perderam, em média US$ 162 mil.

Tendo em mente o atual cenário e as estatísticas apresentadas, fica claro que investir em campanhas de conscientização não só protegem a sua empresa, mas também qualificam o seu time, aumentando o engajamento dos colaboradores e agregam valor ao seu negócio.

Fonte: https://www.proof.com.br/blog/conscientizacao-de-usuarios-seguranca-da-informacao/