A cada ano que passa os adeptos das compras on-line crescem consideravelmente. A pandemia foi um combustível para o crescimento das vendas online. No Brasil, porém, esse aumento foi ainda mais significativo. Segundo um levantamento da CupomValido, o país lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Porém, tanto os consumidores quanto os varejistas devem ser especialmente cautelosos com golpistas oportunistas que oferecem negócios bons demais para perder para roubar informações confidenciais e lucrar com as perdas de suas vítimas.
Os cibercriminosos estarão especialmente ativos este ano, prontos para lançar um ataque sempre que encontrarem uma oportunidade. De golpes de phishing a aplicativos maliciosos, eles estão esperando que compradores desavisados sejam atraídos para suas armadilhas, o que significa que a melhor maneira de mitigar o risco é permanecer vigilante.
Nos últimos anos, muitos compradores mudaram para o comércio eletrônico como método de obtenção de roupas, eletrônicos, utensílios domésticos, brinquedos e outros presentes que procuram. Enquanto isso, em segundo plano, os cibercriminosos planejam simultaneamente seus ataques. E eles esperam que as oportunidades relacionadas às compras de fim de ano sejam igualmente lucrativas.
Ameaças mais comuns na Black Friday
WiFi público: fazer compras em casa em uma rede privada é uma coisa. No entanto, você pode pensar duas vezes antes de fazer compras online usando uma conexão Wi -Fi pública de uma cafeteria, shopping ou mercearia. Os cibercriminosos costumam invadir essas redes para interceptar seus dados. Evite WiFi público, se possível, a menos que você tenha uma conexão VPN segura e espere até chegar em casa para se conectar a uma rede segura e confiável.
Sites falsos: muitos sites de compras falsos surgem durante as festas de fim de ano e grandes promoções, projetados para induzir os consumidores a fornecer cartão de crédito ou informações pessoais, oferecendo ofertas imperdíveis ou acesso a itens difíceis de encontrar que, na realidade, nem existem. Se você estiver visitando um site de comércio eletrônico pela primeira vez, faça uma pesquisa para verificar sua legitimidade antes de fazer uma compra. Pesquise avaliações na Internet, certifique-se de que a empresa tenha um endereço físico e um número de telefone listado e fique longe de sites que exijam pagamentos diretos de seu banco, transferências eletrônicas ou solicitem cartões-presente como forma de pagamento.
Clonagem de cartão de crédito: os skimmers de cartão de crédito não se limitam a lojas físicas de varejo – eles também podem ser encontrados on-line. O malware de raspagem de RAM no ponto de venda (POS) tornou-se cada vez mais popular entre os cibercriminosos nos últimos anos. Primeiro, os invasores devem obter acesso a um sistema de ponto de venda, como um aplicativo de carrinho de compras. Em seguida, eles infectam o host com malware projetado para extrair dados de cartão de crédito da fonte. A transação continua, mas todas as informações do cartão de crédito também são coletadas. Como consumidor, nem sempre é fácil evitar skimmers de cartão de crédito, mas a maioria dos grandes e respeitáveis varejistas agora tem medidas em vigor (como um firewall de aplicativo da web ) para evitá-los.
Malware baseado na Web: os consumidores devem estar atentos a sites ou anúncios suspeitos que os direcionam para longe de qualquer site confiável em que estejam navegando ou que os atraem com ofertas atraentes. Em alguns casos, basta uma visita momentânea a uma página maliciosa para infectar seu dispositivo.
IoT e ataques a roteadores: Muitas pessoas ainda estão trabalhando remotamente nesta temporada de férias, e aqueles que desejam atualizar seus escritórios domésticos ou outra tecnologia doméstica devem considerar a segurança da rede antes de fazer compras. Embora invadir os dados do seu termostato inteligente, por exemplo, não seja realmente o problema (os agentes de ameaças não estão realmente interessados em quão quente você mantém a casa no inverno), eles podem empregar hacks de reconhecimento para descobrir suas senhas para sua empresa. rede Wi-Fi ou suas credenciais de login para compras on-line automáticas.
Serviços on-line sequestrados: continuamos a ver criminosos cibernéticos explorando contas de entretenimento por streaming. Muitas vezes, as informações da conta são roubadas e listadas para venda em sites do mercado negro da Dark Web. Se você está presenteando uma assinatura de streaming para um membro da família ou se inscrevendo para aproveitar uma promoção da Cyber Monday, lembre-se de monitorar o uso remoto, como avisos sobre logins desconhecidos em seu serviço de assinatura, e entre em contato com o provedor se notar alguma atividade suspeita.
Por fim, tenha hábitos seguros de compras on-line
A melhor maneira de evitar ser vítima de um ataque é praticar hábitos seguros de compras online. Use o bom senso ao navegar on-line e procure varejistas confiáveis para ofertas e promoções de fim de ano. E quando você fizer essas compras, lembre-se de que os cartões de crédito oferecem proteção integrada contra fraudes ao consumidor! Uma boa opção é utilizar os cartões virtuais.
Embora a capacidade de comprar mercadorias, enviar presentes e conectar-se a entes queridos por meio de redes digitais seja incrivelmente valiosa, é importante entender que essas conveniências não são isentas de riscos. Reserve um momento este ano para fazer uma pausa e revisitar as práticas recomendadas de segurança cibernética e atualizar alguns treinamentos gratuitos de conscientização sobre segurança cibernética. Todo cuidado é pouco quando se trata dos seus dados. Fique atento!
Referência – Fortinet