SAST / DAST

A segurança cibernética é uma preocupação nos dias de hoje. É importante ter ferramentas poderosas para manter sua empresa segura. O SAST e o DAST são dois métodos essenciais de teste de segurança que podem beneficiar sua empresa.

SAST e DAST - Conheça as diferenças

SAST

Static Application Security Testing (ou SAST) avalia sua segurança do código fonte. Ele é geralmente usado antes de um aplicativo ser lançado e é capaz de identificar vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers. É considerado uma ferramenta proativa.

DAST

Dynamic Application Security Testing (ou DAST) testa seu aplicativo em tempo real. Ele procura por problemas enquanto o aplicativo está em uso. Isso o torna uma ferramenta mais reativa do que SAST.

Vulnerabilidades comuns encontradas

SAST

Vulnerabilidades de segurança de código, como injeção de SQL, Cross-Site Scripting (XSS), acesso não autenticado e raciocínio inadequado.

DAST

Vulnerabilidades de segurança externa, como a exploração de vulnerabilidades conhecidas em protocolos de rede, ataques de negação de serviço, injeção de SQL, quebra de sessão e Cross-Site Scripting (XSS).

Selecionando entre SAST e DAST

Considere o tamanho do aplicativo

Se o aplicativo é grande, o SAST é geralmente mais eficiente do que o DAST. Isso ocorre porque vasculha todo o código em busca de vulnerabilidades, enquanto o DAST apenas testa o aplicativo que já está em execução.

Explore os recursos do software

Se o aplicativo tem muitos pontos de entrada, o DAST seria a escolha ideal. O DAST é projetado para analisar aplicativos em pleno funcionamento, permitindo que sejam testados como os hackers online o fazem.

Como trazer a segurança cibernética para sua empresa?

Proteja sua rede e informações

Mantenha o firewall da sua rede ativo e atualizado. Instale softwares antivírus e antimalware. E eduque seus funcionários sobre a importância da segurança cibernética.

 

Use a criptografia de dados

A criptografia protege as informações do seu negócio quando transmitidas por redes inseguras. Quando os crackers interceptam o tráfego de rede, tudo o que vêem é um monte de dados ilegíveis.

Habilita autenticação de dois fatores

Esse recurso evita que usuários não autorizados acessem contas protegidas por senha. Ele adiciona uma camada adicional de segurança à sua empresa.

SAST e DAST são duas ferramentas valiosas que podem ajudar a identificar vulnerabilidades em sua rede. Não importa qual é a escolha certa para sua empresa, a segurança cibernética deve ser uma prioridade. Comece tomando medidas básicas, como educar seus funcionários e proteger sua infraestrutura de rede. Fale conosco para saber mais.