Grande parte dos usuários da Internet já teve pelo menos um desentendimento com scareware, uma das formas mais lucrativas de malware. Um sinal revelador de scareware é um aviso súbito e assustador alegando que um vírus foi detectado. Saber esse e outros sinais pode evitar que você seja enganado.
A primeira indicação de scareware é uma enxurrada de notificações ou banners que aparecem em sua tela. Esses falsos pop-ups de antivírus são projetados para causar pânico, avisando sobre violações urgentes de segurança — provavelmente com texto em maiúsculas e muitos pontos de exclamação. Com a disseminação do scareware no iOS e no Android, é importante ficar alerta em todas as plataformas e sistemas operacionais.
Tipos de mensagem: ‘Seu dispositivo está INFECTADO‘
O scareware é geralmente anunciado por uma mensagem com um grande botão de aviso dizendo que seu dispositivo está infectado ou que, de alguma forma, sua privacidade ou finanças estão em risco. Os golpistas lançam suas iscas em computadores desktop e telefones celulares, tornando o scareware uma ameaça independente de plataforma.
Scareware é tanto malware quanto uma tática de engenharia social destinada a causar choque, ansiedade ou medo para manipular os usuários a comprar um programa, ou serviço para consertá-lo. Ele fica na mesma classe do ransomware, pois ambas as ameaças procuram manipular a vítima para pagar o golpista.
Algumas formas de spyware também se qualificam como scareware. Elas alteram o plano de fundo da área de trabalho do usuário ou instalam ícones na área de notificação e afirmam que algum tipo de vírus infectou o computador. O aplicativo scareware então se anuncia como a correção para esse problema.
Fique alerta: Limpador. Defensor. Removedor
Um dos primeiros sinais de que você está lidando com scareware é a natureza ameaçadora do anúncio pop-up que se projeta e pisca para você agir. Outro é o nome do produto anunciado destinado a livrá-lo da ameaça. A ‘solução’ normalmente contém o nome Cleaner, Defender ou Remover.
Este removedor de vírus não é apenas fictício ou não funcional, mas também pode abrigar malware adicional.
Uma porta de entrada para golpes de suporte técnico
Os golpistas de suporte técnico – como os expostos por Kitboga e Scammer Payback – usam esses truques exatos para entrar na cabeça das vítimas e convencê-las a transferir dinheiro ou comprar cartões-presente e retransmitir os códigos.
Muitos farão um grande esforço para persuadir a vítima a instalar um software de desktop remoto, como o TeamViewer, para que o golpista possa assumir o computador da vítima. O verdadeiro objetivo do golpista aqui é furtar credenciais de login, informações bancárias ou arquivos pessoais para extorsão. Jamais dê a estranhos, acesso remoto ao seu computador!
E como você pode se defender?
Nunca clique em notificações de malware. Se você vir um pop-up, banner ou janela avisando que seu computador está infectado e solicitando que você baixe uma solução de software, é quase certo que é um golpe. Não clique.
Mantenha seu navegador atualizado. Isso ajuda a proteger contra pop-ups de scareware em primeiro lugar. Habilitar atualizações automáticas garante que você esteja sempre usando a versão mais recente do seu navegador. Melhor ainda, use um navegador seguro e privado para uma proteção extra contra scareware e outras ameaças online.
Use toda a gama de ferramentas de rede. O uso de bloqueadores de anúncios, filtros de URL e firewalls, ajudam a eliminar o scareware na origem e impedir que pop-ups de aviso de malware falsificados cheguem à sua tela.
Evite downloads acidentais. Para se livrar de pop-ups de scareware, feche a janela do navegador, em vez de clicar nos botões “Fechar” ou “X”. No Windows, use Ctrl + Alt + Excluir para abrir Gerenciador de tarefas. Encontre o programa na guia Aplicativos e clique em Finalizar tarefa.
Sempre use software antivírus genuíno. O uso de proteção atualizada de uma empresa de segurança confiável é a melhor defesa possível contra scareware, porque vai alertá-lo sobre ameaças em potencial e rapidamente colocar em quarentena e remover qualquer malware que entre em seu computador.
Esteja sempre atento a esses sinais. Lembre-se, os anúncios que parecem um pouco ameaçadores ou assustadores são provavelmente uma tentativa de colocar uma ameaça real em seu sistema.
Compre apenas software antivírus de fontes confiáveis. Os fornecedores de AV promoverão a conscientização sobre uma ameaça, deixando para o usuário decidir qual solução funciona melhor para eles. Fornecedores respeitáveis nunca usarão táticas de intimidação para assustar o usuário e levá-lo a comprar um “removedor de vírus”.
Fontes: https://www.bitdefender.com/blog/hotforsecurity/what-is-scareware-and-how-do-you-beat-it/ https:/
/www.avast.com/pt-br/c-scareware