Recuperação de desastres. Conheça melhor essa estratégia abrangente de proteção cibernética.

Todo negócio moderno depende fortemente da tecnologia da informação. E simplesmente não pode funcionar sempre que seus sistemas de TI ficam inativos.

No caso de uma interrupção repentina e inesperada, desde uma queda de energia ou desastre natural até falha de equipamento ou falha do sistema , as consequências podem ser catastróficas.

De acordo com pesquisa realizada pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) , as perspectivas para as empresas que sofrem com essa crise muitas vezes são terminais. Descobriu-se que até 40% não reabriram após um desastre . E dos que reabriram, apenas 29% permaneceram em atividade dois anos depois .

O que é DRaaS?

As soluções de DRaaS replicam os dados e a infraestrutura de TI de uma organização em um ambiente secundário de espera, ao qual podem recorrer para manter seus aplicativos em execução se o sistema primário ficar inativo.

Eles também fornecem mecanismos de orquestração para que os clientes possam fazer failover de forma rápida e eficiente para o sistema secundário conforme e quando necessário. Da mesma forma, a plataforma DRaaS também fornece um mecanismo de failback para migrar dados de volta para o site principal assim que ele estiver funcionando novamente.

A replicação pode ser síncrona , onde é executada em tempo real, ou assíncrona , que funciona em horário próximo ou agendada. A escolha entre os dois depende de vários fatores. Mas em grande parte se resume ao custo e à quantidade de perda de dados que um cliente pode tolerar no caso de precisar fazer o failover.

As soluções de DRaaS podem ser altamente complexas, pois devem considerar:

● Ambientes virtuais e físicos

● Dependências entre aplicativos

● Mudança rápida para o site de failover quando necessário

● Dimensionamento de recursos em espera quando acionados

● Sincronização contínua de dados para o site secundário

● Conexão de rede com o site secundário

Existem três categorias diferentes de ofertas de DRaaS. Estes são:

● DRaaS de autoatendimento

● DRaaS assistido

● DRaaS gerenciado

Papel na estratégia de proteção de dados

O DRaaS geralmente faz parte de uma estratégia mais ampla de proteção de dados, que deve incluir segurança cibernética e um sistema de backup e recuperação baseado no princípio de backup 3-2-1 . Essa é uma regra prática simples, projetada para minimizar o risco de perda de dados, onde você:

● Armazene pelo menos três cópias de seus dados

● Use pelo menos dois tipos diferentes de mídia de armazenamento

● Mantenha uma cópia em um local externo

Backup e DRaaS se complementam de várias maneiras diferentes. Por exemplo, você usaria o backup como método de recuperação se um cliente precisasse restaurar apenas um pequeno número de arquivos.

Além disso, os backups fornecem um meio de recuperação de um ataque de ransomware . No entanto, os hackers geralmente visam tanto os dados de produção quanto os backups. Portanto, é importante que esses backups sejam imutáveis . Em outras palavras, eles não podem ser modificados, criptografados ou excluídos até o final de um período de retenção especificado.

No entanto, ao contrário do DRaaS, os backups não fornecem os recursos de rede e servidor para manter os sistemas de TI funcionando enquanto você restaura o site primário. Além disso, a recuperação de backups pode ser lenta, resultando em um longo tempo de inatividade.

Benefícios

A seguir estão as maneiras pelas quais os MSPs podem beneficiar seus clientes oferecendo DRaaS como parte de sua gama de serviços de proteção de dados:

● Solução de failover conveniente que os ajuda a evitar a complexidade de construir seu próprio sistema de replicação.

● Aconselhamento informado sobre questões como escolha de arquitetura de failover, conformidade regulatória e identificação de quais sistemas são adequados para DRaaS.

● Conhecimento em segurança para ajudar a proteger o sistema secundário contra ataques cibernéticos.

● Plataforma confiável e livre de manutenção onde você realiza todos os testes e manutenções em nome do cliente, deixando que ele se concentre em seus próprios projetos de TI.

● Modelo de cobrança OPEX acessível , eliminando a necessidade de investimento inicial em sua própria infraestrutura de failover.

Você também deve mostrar seus recursos, como sua experiência em DR, suporte para ambientes virtuais e físicos, quaisquer destaques em seu contrato de nível de serviço (SLA) e a segurança de seu sistema de failover. Isso será fundamental para ajudá-lo a se destacar de seus concorrentes.

Conclusão

É apenas uma questão de tempo até que sua empresa se encontre em uma situação de desastre. Por isso é necessário estar preparados mais do que nunca. Pois só assim poderá se recuperar rapidamente. Portanto, certifique-se de incluir o DRaaS em seu radar.

Ao adicionar a Recuperação de Desastres Avançada ao Acronis Cyber ​​Protect Cloud, você pode facilmente estender os serviços de recuperação de nuvem que seu negócio precisa.

A poderosa solução de recuperação de desastres da Acronis também possibilita que você lance uma solução para os serviços de recuperação de nuvem mais rápidos possíveis no caso de qualquer desastre – seja um desastre natural, ataque cibernético ou erro humano.

Ficou interessado? Solicite uma demonstração, entre em contato como nosso comercial!

Fonte: https://www.acronis.com/en-us/blog/posts/disaster-recovery-as-a-service-draas-for-msps-in-a-comprehensive-cyber-protection-strategy/