Gestão do Programa de Privacidade: como ela pode ser um diferencial para a sua empresa

Em apenas um ano, o aumento de vazamentos de dados no Brasil, cresceu mais de 400%, é o que revela uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (“MIT”). Portanto, não é nenhuma surpresa que a privacidade e proteção de dados seja um dos assuntos de mais destaque no mundo inteiro.

Mas ainda sim, a quantidade de empresas que não se preocupam com a qualidade da gestão de privacidade e proteção de dados é surpreendente. O fato é que. Cerca de 53% das empresas têm mais de 1.000 arquivos sensíveis abertos por cada funcionário, aumentando drasticamente a chance de ocorrer um ataque de segurança cibernética ou um incidente de privacidade.

E em função da displicência dessas empresas, governos globais estão se envolvendo para exigir que as empresas protejam os dados pessoais de seus clientes com leis como a LGPD e GDPR.

O primeiro passo é entender que sua empresa não precisa olhar para a gestão de privacidade apenas como uma forma de cumprir com os regulamentos. Mas sim como uma maneira de se destacar dentre os seus concorrentes. De fato, 97% das empresas têm visto benefícios em investir em privacidade como um diferencial competitivo.

Veja como a Gestão do Programa de Privacidade por ser vantajosa para o seu negócio:

96% dos consumidores brasileiros querem ter controle sobre como seus dados estão sendo utilizados.
Apenas 2% não acreditam que seus dados sejam vulneráveis a ataques de hackers.
E 70% acreditam que seus dados pessoais são menos seguros agora do que eram há 5 anos.
Os números não mentem: a relação de confiança entre empresa e consumidor está baixa.

E com todos esses consumidores querendo ter mais controle sobre como seus dados estão sendo utilizados, estamos diante de uma enorme oportunidade não apenas de atender às expectativas de privacidade dos consumidores, mas também de superá-las.

E quais caminhos você deve seguir?

Esteja sempre em conformidade com leis e melhores práticas, é fundamental a construção de programas e processos a fim de atender às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você deve ter uma política ou aviso de privacidade de fácil acesso. Seja transparente com seus clientes sobre o que você está fazendo com os dados pessoais deles, com quem eles estão sendo compartilhados e por quanto tempo você pretende mantê-los.

Solidifica a cultura de privacidade em primeiro lugar
Como um líder dentro de sua organização, faça com que a construção de uma cultura de privacidade seja prioridade.  A mudança cultural vem de cima para baixo. Algumas maneiras de fazer isso são:

Crie líderes da privacidade. O papel dos deles será promover o programa de privacidade para suas equipes. É benéfico ter esses representantes em diversas áreas da sua organização, especialmente naquelas mais impactadas pelo uso de dados.

Adicione o dia 28 de janeiro ao calendário da empresa. É o Dia Internacional da Privacidade de Dados! Você pode encontrar maneiras divertidas e criativas de fazer com que sua organização celebre essa data. Algumas organizações usam esse dia como uma espécie de “limpeza anual” e pedem aos funcionários que apaguem de seus computadores quaisquer dados que eles não precisem mais.

Crie manuais para os colaboradores e promova treinamentos. A inclusão da privacidade e proteção de dados no manual de boas-vindas mostra que a gestão da privacidade faz parte dos valores de sua organização. O treinamento de conscientização também ajudará sua equipe a estar ciente de possíveis ataques à privacidade.

Mas caso você não consiga desenvolver todas essas práticas, encontre empresas que possam auxiliá-lo nessa jornada. A responsabilidade pode ser muito grande e nenhum detalhe deve ficar de fora. A Contego pode contribuir para fortalecer a sua relação com seus clientes, levando confiança e transparência, que vai desde o cumprimento das normas da LGPD até a simplificação de seu programa de conformidade. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma demonstração!