Com o crescimento dos ataques no país, a busca por Seguros Cibernéticos se intensificam

Segundo o levantamento realizado pela Checkpoint Research, o aumento de ataques hackers tem sido o principal responsável pelo crescimento nas buscas por Seguros Cibernéticos no Brasil. A média dos ataques hackers a redes e sistemas de informação cresceu mais de 40% no país no segundo trimestre deste ano. Os dados da empresa também apontam que a média de incidentes no país é de 1.540 por semana, superando à média global que é de 1.200.

Como consequência dos riscos crescentes, não só a oferta como a procura por seguros cibernéticos registram crescimento considerável. Segundo os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), prêmios da modalidade totalizaram R$ 103,2 milhões em 2021, mais que o dobro do registrado no ano de 2020.

Principais coberturas oferecidas

Serviços de perícia forense digital

Custos para restauração e recuperação de dados;

Lucros cessantes por interrupção de rede;

Pagamento de resgate (extorsão);

Gastos de notificação e monitoramento (LGPD);

Custos de defesa; multas e penalidades (LGPD);

Pagamento por danos decorrentes de uma decisão judicial ou arbitral, ou de um acordo.

Além do aumento significativo dos ataques virtuais, a LGPD, em vigor desde o final de 2020, amplificou a preocupação das empresas com a proteção dos dados, pois um possível vazamento pode trazer não somente prejuízos financeiros ao caixa, mas causar danos irreparáveis à reputação da companhia.

Setores mais atingidos


Nos setores de mercado, a divisão de Varejo e Atacado foi a que teve o maior pico de ataques de ransomware no mundo, com um salto de 182% em comparação ao mesmo período do ano passado. Seguido pelo setor de SI/VAR/Distributor (Integradores de Sistemas/VAR/Distribuidores), que teve aumento de 143% e, em seguida, governo/militar, com 135%, atingindo a proporção de uma em cada 24 organizações afetada por ransomware semanalmente.

Conforme a Check Point, o setor de Educação/Pesquisa tornou-se mais atacado em todo o mundo, com uma média de mais de 2.300 ataques às organizações por semana, um aumento de 53% em relação ao segundo trimestre de 2021.

Na Saúde, o crescimento foi de 60% nos ataques cibernéticos em comparação com o segundo trimestre de 2021, atingindo 1.342 ataques semanais às organizações.

Não espere acontecer algum ataque a sua empresa para buscar a proteção ideal. Entre em contato com a nossa equipe e tenha todas as informações que precisa, além dos serviços que melhor se encaixam no seu negócio.